Passadiços do Paiva

segunda-feira, julho 18, 2016


Ontem, domingo dia 17 de julho, fui finalmente aos Passadiços do Paiva. Eu e o meu namorado já tínhamos essa ideia em mente há algum tempo e quando uns amigos sugeriram fazer o passeio em grupo, não pensamos duas vezes.

Chegamos a meio da manhã, por volta das 10:30h. Protetor solar, chapéu, óculos de sol e lá pusemos pés ao caminho.





As paisagens são de cortar a respiração e as fotos falam por si. São 8 km de contacto com a natureza e praticamente sem rede, por isso o objectivo é mesmo apreciar a paisagem. 

Algures a meio do caminho existe um praia, a Praia do Vau. Recomendo a paragem para refrescar e repor energias. É pequenina, mas muito agradável. E é uma zona em que o rio não tem muitas pedras, por isso, win-win!





Escolhemos fazer o percurso Espiunca-Areinho e demoramos cerca de três horas e meia essencialmente por duas razões: a paragem a meio foi muito prolongada e estava imenso calor!

Tínhamos em mente fazer o percurso de volta ao final do dia, mas dadas as temperaturas achamos melhor ficar na praia o resto da tarde e voltar de taxi.



Acho que esta é uma experiência que vale totalmente a pena, no entanto é preciso ter em atenção a alguns pormenores.

1. Hora - Se puderem, optem por começar o percurso no máximo entre as 8.30/9h. É o ideal para que não se apanhem as horas de maior calor que dificultam (e muito!) a caminhada.

2. Percurso - A direção Espiunca-Areinho é a mais exigente a nível físico, tendo em conta que é o percurso que sobe mais, inclusivamente as cerca de 580 escadas praticamente seguidas. No entanto, se a ideia é fazer o percurso ida e volta, é aconselhável começar neste mesmo sentido.

3. Hidratação - Água, muita água. Apesar de haverem alguns bares (muito poucos) pelo caminho, mais vale prevenir e levar umas garrafinhas connosco.

4. Proteção solar - Deixem o bronzeado para outra altura e usem e abusem do 50+. Nem isso me livrou de trazer para casa um escaldão nos ombros.

5. Calçado confortável - Esta parece óbvia, mas lembrem-se que o caminho não é inteiramente passadiço, existem subidas (ou descidas) em terra e escorregar não me parece uma boa opção.

E não se esqueçam que é sempre preciso fazer a reserva através do site (aqui) e que, atualmente a visita tem o custo de 1 euro por pessoa.

E vocês, já visitaram? Gostaram da experiência? Quem não foi, já pensou em visitar?
Vemo-nos no próximo post! xx

Follow me on:
SNAPCHAT: ana_pat14

You Might Also Like

19 comentários

  1. Esse lugar e lindo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Quero imenso fazer os Passadiços do Paiva e agora, depois de ver as tuas fotos, ainda fiquei com mais vontade!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  3. Nunca visitei, não conhecia mas depois do teu post e destas fotos a curiosidade aumentou!
    Optimas fotos xx
    http://eyarablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. É um sítio que está na minha lista para visitar sem dúvida.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fico muito feliz por teres gostado!
    Eu fui lá quase após a abertura e adorei! Também fui em tempo quente, por isso agora gostava de fazer nos fins de Outono, até porque a paisagem outonal também deve ser maravilhosa!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda não lá fui, mas parte da minha família já e as fotos que trouxeram são lindas! Adoraram e para a próxima vou com eles!
    As tuas fotos ficaram muito giras! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Estou à imenso tempo para ir ao Passadiços do Paiva, mas ainda não me decidi a isso. As tuas fotos deixaram-me ainda com mais vontade, mas acho que vou optar por ir num tempo mais fresco, porque o calor abafa-me (literalmente) :D

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  8. parece ser um lugar mto lindo! :D e que calor que devia estar!
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  9. Gostei imenso do post! Mais uma vez refiro que tens um excelente blog :)

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. As fotos estão lindas e dá uma grande vontade de ir fazer esse passeio !
    Beijinhos :)
    http://myganeshapeace.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não conheço o local mas de facto concordo contigo, tem paisagens de cortar a respiração. Para alguém que gosta tanto de fotografias de florestas como eu, acho que a minha caminhada ainda durava ainda mais tempo que a tua haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  12. A Sério?! Descontinuarem produtos bons é que é uma pena :(
    Mesmo!!! E a própria marca em si é ótima. Mas pronto, nao nos podemos dar bem com tudo :D

    As fotos estão lindíssimas e o sítio é mesmo perfeito. Ainda não tive oportunidade de lá ir mas adoro o facto de aliar a natureza no seu estado tão puro. Espero que se tenham divertido imeeeenso :D

    NEW OUTFIT POST | Beach, please.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Há imenso tempo que quero fazer o percurso e as tuas fotos só meteram mais sal na ferida! Contudo acho que se o fizesse com as temperaturas que estão agora estava estilo esquilo dramático "continuam sem mim" passado 10 minutos ahaha

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  14. Aii que lugar lindo, adorei as fotos <33
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderEliminar
  15. Gosto tanto do ambiente dessas fotos. Meio grunge, muito anos 90. E o sítio parece tão giro (mas eu sou suspeita, porque vejo água e fico louca, ahah!).

    ResponderEliminar
  16. Que lugar tão bonito!

    xxo,
    Mafalda ♥ http://bymafaldacosta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Por acaso também quero fazer os Passadiços :D e se gostas desse tipo de coisas, aconselho-te a experimentar o PR3 Fisgas, vais adorar!
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não te esqueças de deixar o link do teu blog para que possa visitar!
Todos os comentários com questões serão respondidos no próprio post :)